DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

31/08/2010

Ilha do Bananal - TO ( Reedição )


A Deusa da Terra


Terra
Olhai a Terra
não o planeta azul
o barro
Pote de água
a lama
estrada batida
canteiro - semente brotando
Oleiro
vaso de flor - tijolo
casa surgindo - pomar
Fruto maduro
curral - bicho dormindo
A Mãe - Deusa de terra
vermelha - criança no terreiro
Olhai - é tudo terra - vermelha
Brota da terra - Vida - volta pra terra
Mãe - vira terra outra vez
Vermelha
Nydia Bonetti

A Ilha do Bananal, assim chamada por abrigar grandes extensões de bananeiras
silvestres, é a maior ilha fluvial do mundo. Fica no Estado de Tocantins próximo à divisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Pará. Existem cerca de 15 aldeias indígenas, como os Carajás, Xavaés, Kanoanã, Xavante, Tapirapé, Caiapó, Avá-Canoeiro, entre outras. Possui 20.000km quadrados de extensão.



Família de índios Carajás - todos eles habitam nessa tapera:cozinham e dormem!
Foto: Amauri Moreira


É considerada um dos santuários ecológicos mais importantes do país por estar localizada em uma área de transição entre a floresta amazônica e o cerrado, apresentando fauna e flora bastante diversificadas: orquídeas, piaçavas , maçarandubas, onças pintadas, uirapurus, garça azul...


Colônia de mandaruvás (lagartas)


...É rodeada pelos rios Araguaia e Javaés


10 comentários:

  1. Terra boa esta que vivemos, Cirandeira. E há tanto por olhar e conhecer. Esta região é um verdadeiro santuário, com imensa diversidade humana e biológica que eu infelizmente ainda não conheço de perto.

    Mais do que nunca é preciso olhar a terra. Sobretudo a nossa.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Quando você fala "Deusa" me sinto em casa.. tenho a espiritualidade voltada para o lado pagão, para o sagrado feminino tão esquecido e multilado.. nos roubaram isso, nos levaram a conexão com a terra, o grande prazer de realmente fazer parte da natureza e assim entender a nescessidade de cuidarmos dela..

    Ver toda essa beleza do nosso país tão majestoso me faz sentir presa em uma gaiola de concreto e vidro, nadando em rios de asfalto e bitucas de cigarro..

    beijos coloridos na alma

    ResponderExcluir
  3. Que coisas interessantes aprendemos navegando pelos blogues dos nossos amigos. Obrigada gostei mesmo de conhecer a Ilha do Bananal - TO.
    Um beijinho,
    Maria Emília

    ResponderExcluir
  4. É verdade, Amanda. Estamos nos desconectando(ou sendo desconectados!?)de nossa Mãe Terra, já faz algum tempo. O triste nessa estória é que a maioria de nós não está se dando conta disso!

    Olá Maria Emília! Obrigada pela visita. A internet é mesmo um manancial de coisas e pessoas muito interessantes. Temos a oportunidade de aprender muito. Desde que queiramos.
    Bjim

    ResponderExcluir
  5. Lindo o poema da Nydia, e perfeitamente adaptado ao tema da ilha do Bananal, da importância da terra e do meio-ambiente. Lindas fotos, Cirandeira. Me sinto bem em seu blog.

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga Cirandeira,
    Eu já ouvira falar na Ilha do Bananal, mas só aqui, com seu post detalhado e belo, pude me ater aos seus habitantes indígenas e a essa riqueza que a mesma contém. Perfeito!Perfeito!
    Os pássaros, eles são mesmo "trabalhadores" incansáveis, emitem sinais ainda, praticamente, desconhecidos à ciência. Enfim, são um mistério e um grande aprendizado para nós, "civilizados". Meu pai sempre nos ensinou a amá-los e os AMO DE CORAÇÃO.
    Obrigada pela magnífica visita e um final de semana lindo e primaveril!!!Bjssss

    ResponderExcluir
  7. Postagem lindíssima e bastante oportuna, já que tem havido tantas queimadas criminosas por essa região...!? Um país tão lindo, tão rico em diversidades naturais e tão pouco preservado...
    O poema de Nydia Bonetti é simplesmente maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. guau!! qué imágenes!!!
    un abrazo

    ResponderExcluir
  9. Cirandeira, quando vejo imagens assim, morro mais de amores por este chão que nos sustenta, pela terra que nos oferece o fruto de suas entranhas, o paraíso.
    belíssima a composiçãocom o poema da Nydia.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Que post magnífico, um verdadeiro hino à vida!

    Beijo :)

    ResponderExcluir