DE CHARLES BUKOWSKI (1920-1994)

Arder na água, afogar-se no fogo. O mais importante é saber atravessar o fogo.

04/08/2010

Foto: Gerhard Richter
Você nunca conhece realmente as pessoas.
O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais. Das criaturas. Vá lá. Gosto de voltar a este tema. Outro dia apareceu uma moça aqui. Esguia, graciosa, pedindo que eu autografasse meu livro de poesia, "tá quentinho, comprei agora." Conversamos uns quinze minutos, era hora do almoço, parecia tão meiga, convidei-a para almoçar, agradeceu muito, disse-me que eu era sua " ídala", mas ía almoçar com alguém e não podia perder esse almoço. Alguém especial?, perguntei. Respondeu nítida: "pé-de-porco". Não entendí. Como? "Adoro pé-de-porco, pé-de-boi também". Ahn...interessante, respondí. E ela se foi apressada no seu Fusquinha. Não sei por que não perguntei se ela gostava também de cu de leão. Enfim, fiquei pasma. Surpresas logo de manhã.
Olga, uma querida amiga passando alguns dias aqui conosco, me diz: pois você sabe que me trouxeram um pé-perna-de porco, todo recheado de inverossímeis, como uma delicadeza para o jantar? Parecia uma bota. Do demo, naturalmente. E lendo uma entrevista com W. H. Auden, um inglês muito sofisticado, o entrevistador pergunta-lhe: "O que aconteceu com os seus gatos?" Resposta: "Tivemos que matá-los, pois nossa governanta faleceu". Auden também gostava de miolo, língua, dobradinha, chouriços e achava que "bife" era uma coisa para as classes mais baixas, "de um mau gosto terrível", ele enfatiza. E um outro cara que eu conhecí, todo tímido, parecia sempre um urso triste, também gostava de poesia... Uma tarde veio se despedir, ía morar em Minas... Perguntei: "E todos aqueles gatos de que você gostava tanto?" Resposta: Tive de matá-los". "Mas por que?" Resposta: "Porque gatos gostam da casa e a dona que comprou minha casa não queria os gatos". "Você não podia soltá-los em algum lugar, tentar dar alguns?" Olhou-me aparvalhado: "Mas onde? Pra quem?" "E como você os matou?" "A pauladas", respondeu tranquilo, como se tivesse dado uma morte feliz a todos eles. E por aí a gente pode ir ao infinito. Aqueles alemães não ouviam Bach, Wagner, Beethoven, não liam Goethe, Rilke, Hölderlin(???) à noite, e de dia não trabalhavam em Auschwitz? A gente nunca sabe nada sobre o outro. E aquele lá de cima, o Incognoscível, em que centésima carreira de pó cintilante sua bela narina se encontrava quando teve a ideia de criar criaturas e juntá-las?

Oscar, traga os meus sais.



"Delicatessen", de Hilda Hilst (1930-2004) - extraído do jornal "Correio Popular", Campinas(SP), 1993

7 comentários:

  1. siempre es un gusto venir hasta tu espacio.
    un abrazo

    ResponderExcluir
  2. Cirandeira, a doideira é uma coisa sem fim, sem limite além da imaginação!
    Mas, deixa eu te falar uma coisa importante. Eu, na próxima terça-feira, viajo para fora por duas semanas. Volto só no dia 22 e até lá mal conseguirei dar uma espiada nos blogs, então, queria saber se você poderia administrar o Mínimo Ajuste na minha ausência? Tem de trocar as imagens de cabeçalho a cada dois, três dias e postar um bolo de aniversário para os aniversariantes do mês. Agora, em agosto, são só dois. E, se alguém pedir para se juntar ao grupo, autorizar se achar que está tudo ok. Pensa um pouco se é possível. Mais tarde, volto aqui, tá?
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Oi Helena, em primeiro lugar, quero agradecer-te pela "deferência" à minha pessoa...rindo...
    Em segundo, digo que aceito, mas com um friozinho na espinha...!? Terás de dizer-me como farei para trocar as imagens do cabeçalho, liberar a entrada de outras pessoas. E os bolos de aniversário? Não tenho nenhuma imagem...! Enfim, só preciso que me digas o "caminho das pedras", que vou tentar...

    ResponderExcluir
  4. Cirandeira, viva!!!
    Faça tudo com o seu toque. O pessoal não tem enviado muitas imagens. Então, se enviarem, você publica. Dentro do email do blog tem alguns com imagens ainda não usadas. Pouca coisa. A maior parte do que recebo, recebo na minha conta de bípede. Vou selecionar algumas e te enviar por email. Eu te coloco ainda hoje como administradora. Aí, é como aqui. Os mesmos comandos. Use bastante as imagens que você gostar, que encontrar pela net. Eu gosto muito das suas imagens. São expressivas e de super bom gosto. Até domingo, envio o arquivo com imagens de outros blogueiros e de bolos, tá?
    Obrigadíssima!!! :)
    Bj.

    ResponderExcluir
  5. Para liberar a entrada de outras pessoas, tem de entrar em configurações, depois permissões e depois bem lá embaixo digitar o email da pessoa que receberá o convite para ser autor.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, um Texto tão lindo, e vocês duas conversandinho abobrinhas...rsrsrsrs
    Vim deixar um elogio para Cirandeira Querida pois AMEI esse Texto, mas com a 'concetração' tão intensa, ficam os sais. você me empresta o Oscar, minha linda?
    Bípede boas férias. a Cirandeira ´dará conta de um tudo lá no Mínimo e, muito mais!
    Bjs. procês duas!
    Sílvia.
    PS.: Tem um recadinho lá no Mínimo (rsrsrsrs)

    ResponderExcluir